Conheça sua função e suas principais aplicações.
O eixo cardan é composto de dois eixos tubulares: um primário, centrado à fonte motriz, e outro secundário, centrado ao eixo de tração.
Nas extremidades desse tubo existem conexões chamadas de juntas universais onde se encontram as cruzetas. São as cruzetas que dão aos eixos a capacidade de transmitir força do motor para o eixo em diferentes ângulos. Sua fixação se dá por anéis-trava ou abraçadeiras, dependendo do seu tipo de aplicação. As cruzetas se unem ao cardan por meio de garfos, flanges ou terminais yoke. O conjunto formado por estes componentes mais a cruzeta é denominado junta universal.
Um eixo cadan completo pode conter até 07 componentes, sendo os mais utilizados: Cruzetas, Luvas, Ponteiras dianteiras e traseiras, Rolamentos, Mancais e Suportes, Flanges de cruzetas, Flanges de acoplamento e Terminais yoke.
São utilizados em equipamentos cuja necessidade de transmissão de força se dá entre dois pontos, o Gerador de força e o Receptor. Muitas vezes, alguns equipamentos apresentam desalinhamento entre a origem do gerador de força e o destino-receptor, sendo necessário que o eixo cardan trabalhe com alguns graus de desalinhamento entre eles, sem que haja perda de torque e velocidade. Para que esse desalinhamento não comprometa o desempenho do eixo cardan, as cruzetas exercem papel fundamental neste trabalho, pois são elas que dão o ângulo necessário para que o eixo cardan tenha seu pleno desempenho.
Dentre os segmentos que utilizam eixos cardan, podemos destacar:
Carros e Motocicletas: Utilizados nos veículos com motor dianteiro e tração traseira ou 4X4 como meio de transmissão do motor para as rodas. Já em motocicletas como substituto da corrente de transmissão, torna o conjunto mais silencioso, além de ser quase isento de manutenção.
Caminhões e Ônibus: Utilizado na transmissão ao eixo traseiro, podendo ter tanto motor dianteiro como traseiro, no caso de motor traseiro utiliza-se normalmente somente um cardan, ao contrário dos motores dianteiros, que normalmente possuem vários cardans.
Industrial: É largamente aplicado em equipamentos e maquinários para compensação do desalinhamento entre motores e equipamentos. Podem trabalhar em baixos ângulos e em alta velocidade ou vice-versa.
Agrícola: Sua utilização estende-se para equipamentos como também para tratores de pequeno, médio e grande porte.
Naval: Aplicado em motores de navegação como também em equipamentos extratores de areia, pedra e outros derivados.
>
A área de projetos especiais tem como objetivo oferecer aos nossos clientes soluções alternativas em custo e fácil acesso a peças de reposição, respeitando os parâmetros técnicos dos projeto original. Dentre os projetos destacamos: Nacionalização de cardans importados e elaboração de projetos conforme as necessidades do cliente.
Obter as medidas corretas do seu eixo cardan é fundamental para garantir que nossos especialistas consigam reproduzir uma nova peça com a mesma exatidão, principalmente em casos onde o atendimento é fora da oficina, ou mesmo em casos de atendimentos emergenciais em locais remotos onde para ambos os casos a retirada do cardan ocorrerá fora de um ambiente controlado para reparo, a posição e as medidas serão decisivas no reparo e na montagem do mesmo, garantindo a qualidade que você precisa.
De forma ilustrativa faremos um passo-a-passo para melhor compreensão, visando atender as necessidades de cada cliente. A ferramenta necessária para a realização desta tarefa é uma trena simples, que temos em nosso dia-a-dia.
Se mesmo assim, após as instruções houver dúvida, não se preocupe teremos o maior prazer em ajudá-lo. Entre em contato com uma de nossas lojas e peça para falar com nossos especialistas.